Raizes do Sentir
Pedagogia Terapêutica

Educação Holística & Saúde Integral

Artigo

Translate
Olá, sou a Mara Nunes e bem-vindo (a) ao meu Blog. Tem Duvidas E Precisa De Ajuda? Fale diretamente comigo pelo messenger

Supera-te a ti Mesmo…

Adentrar pelo Mundo desconhecido, ousa-nos sentir a verdadeira necessidade, de encontro com o mais genuíno e autêntico que temos dentro de nós…

                                                                O que vêem os teus olhos?

    Esperando sempre o melhor, podemos preparar-nos para o desconhecido que nos mostra o quanto a realidade, pode apresentar-se de forma hipoteticamente verdadeira, do que por vezes, poderá vir a acontecer no plano real. A SURPRESA, do que surgirá é uma laçada da Vida que todos hoje estamos desafiados a ViVeR.

Somo invadidos por inúmeros processos “inesperados”, que nos colocam perante cenários, dos quais cada um de nós constrói a sua própria história.

De que forma queremos desempenhar o nosso papel na história da nossa vida?

  Momentos como os que vivemos actualmente, trazem-nos uma grandiosa oportunidade de assumir verdadeiramente o Ser que Somos, o que queremos, como agimos e para onde queremos continuar a caminhar.

   É este o trilho do desconhecido, que poderemos aceitar viver, reunindo um plano, não de contingência, mas de sobrevivência pelo bem comum de que todos fazemos parte a um nível planetário.

   Se aceitarmos este chamado para acção, seremos protagonistas da nossa história e aceitamos em segurança o compromisso de assumirmos a responsabilidade pelas nossas escolhas e atitudes.

   Parar, reflectir e em contribuição oferecer o melhor que podemos Ser, garantindo o nosso Auto-cuidado e Respeito por quem somos, ajuda-nos a co-criar as melhores soluções para agir em conformidade com os desafios a que todos somos sujeitos.

Em que lugar queremos permanecer? A que queremos dar valor? Que contributo podemos dar à Sociedade de que todos fazemos parte, para que possamos melhorar a nossa segurança, e garantir a nossa Saúde em comunidade.

   Ao reflectir sobre estas e outras questões, que todo este processo Viral esta a manifestar, fez despertar ainda mais em mim, o quanto somos agentes de Mudança e o quanto tenho um propósito para cumprir, ao longo da toda a minha aprendizagem pela Vida…é aqui que irei permanecer neste circuito conexões universais, que se dissipam no nosso Ser! Não estando em consciência, facilmente caímos na teia do medo, ansiedade, inquietações, stress, pânico, que em nada contribuem para a sanidade mental, física, emocional e espiritual. Retiram-nos todo o foco para a acção, e tornam-nos acima de tudo mais vulneráveis, fragilizando contra todas estas agressões virais…

   Querendo eu oferecer condições de crescimento saudáveis para as minhas filhas, mostrando um mundo de Valores e de habilidades emocionais, através da minha prática de vida, todo o meu comportamento, forma de estar; tento valorizar atitudes diárias que se direccionam para a questão central de toda esta passagem planetária a que assistimos: a responsabilidade e o compromisso pelas escolhas que fazemos, pela procura de informação de suporte fiável e construtiva e acima de tudo, o que posso eu fazer para me proteger e garantir uma melhor solução para esta problemática…

  Desvendando novos olhares para SEMPRE cuidarmos da nossa SAÚDE, que deve estar sempre em primeiro lugar, respeitando o nosso corpo e adoptando estilos de vida que nos preparem para a Vida: a maior ferramenta para a Saúde é a Informação, que nos garante a segurança necessária para agir integralmente, dando ao corpo o que ele precisa, sabendo que assim, o mesmo poderá funcionar melhor.

  Toda esta perplexidade com que nos deparamos, desafia-nos a ousar ser diferente e a ter um papel activo, no que verdadeiramente é importante ter em conta, para nos fortalecermos diante desta “intempéries” .

    Abordagens construtivas, é o que mais precisamos neste momento, aliadas a questões chave que temos de encontrar…

Integrando a minha dinâmica de vida, Educação e Saúde, gostaria de valorizar nesta minha partilha a questão da nossa possibilidade de nos protegemos, e nos tornarmos menos vulneráveis através da nossa Imunidade.

   Se pensarmos na forma como podemos estar frequentemente sujeitos a qualquer momento a processos gripais, viróticos e epidémicos de condições inesperadas, devemos aceitar que estes exigem de nós um caminho para criar um “escudo” protector, frente às ameaças que possam surgir, através de técnicas e medidas para fortalecimento do CORPO como um TODO, que nos protegem de forma progressiva ao nível da nossa Imunidade.

Pensamos então quais os factores que produzem uma queda imunológica, salvaguardando que não podemos dar só valor à nossa Saúde quando a perdemos, mas sim investir na boa manutenção da mesma.

Nutrição VS Desintoxicação

Através da nutrição podemos criar condições para uma imunidade inata mais adequada bioquímicamente, aliando processos de desintoxicação ambientais e fisiológicos.

   🌀Ao nível da nutrição, ressalvar a importância da ingestão de vitaminas, minerais, enzimas e hormonas que nos possam oferecer uma boa base nutricional de nível terapêutico com proactividade, evitando assim maiores episódios de doença.

   🌀Aumentar a ingestão de probióticos que nos vão oferecer o suporte metabólico melhorando a nossa condição, sabendo que a nossa Saúde é o reflexo do nosso intestino( 80% dos receptores imunológicos estão no intestino) e que toda a nossa defesa imunológica tem origem no nossa ecologia intestinal. A flora intestinal é a peça chave para descodificar o nosso mapa imunológico.

   🌀Vit C, D3, óleos e gorduras vegetais; como côco e abacate, azeite, frutos secos, ômega 3, dão a protecção antioxidante fundamental para potencializar todo o nosso organismo, mantendo os níveis os mais elevados possíveis, garantindo uma superioridade ao nível do reforço do organismo.

     Estas e muitas outras medidas preventivas deveriam ser a prioridade da nossa atenção, focando no que é essencial, e apaziguando o alarmismo público que nada contribui para a resolução eficaz e efectiva da situação que todos temos vivido nos últimos dias.

    Dando ao corpo Tudo, e o melhor que ele precisa, estamos a dar-lhe uma oportunidade de se fortalecer e de aumentar a sua capacidade de revelar o seu MELHOR POTENCIAL!

    Aqui fica o meu convite a reflectir sobre

   🌿a mestria da Natureza, através da sua comunicação autêntica e genuína, que nos mostra o quanto não a respeitamos, tanto quanto merece…

    🌿a sensibilizarmo-nos para uma maior protecção, respeito, amor e Auto-cuidado pela nossa SAÚDE.

    🌿 a descobrir o grau de responsabilidade e de compromisso que assumimos na promoção da nossa SAÚDE, encontrando novas soluções, aliados de cura, protecção e defesa do nosso corpo.

   🌿 e escolher abraçar as nossas emoções, que desempenham um a papel activo, na medida em que gerenciam todos os nossos processos metabólicos, e que ficam em desequilíbrio sempre que a nossa Mente escolhe seguir rotas sem esperança e optimismo.

    Acredito profundamente estarmos a ser desafiados a supermo-nos a nós mesmos, trabalhando ao nível dos padrões e crenças existenciais, da gestão das emoções, em que a pandemia que vivemos nos obriga a dar-nos uma oportunidade para uma nova reflexão global à escala planetária.

     Que possamos todos em União, encontrar o caminho para o equilíbrio e respeito, abrindo espaço internos de escuta, que irão dar lugar a uma proactividade CRIATIVA, em alternância pelo movimento de ansiedade e medo, que nos retiram a força VITAL necessária para aquecer o coração e expressar em Esperança, o Optimismo e Fé pela essência da Vida.

                                                      “O Essencial é invisível aos olhos” Exupéri

Mara Nunes

Psicopedagoga Integrativa

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

© Copyright 2020. Raizes do Sentir Todos os Direitos Reservados  Termos e Condições e a Politica de Privacidade