Raizes do Sentir
Pedagogia Terapêutica

Educação Holística & Saúde Integral

Artigo

Translate
Olá, sou a Mara Nunes e bem-vindo (a) ao meu Blog. Tem Duvidas E Precisa De Ajuda? Fale diretamente comigo pelo messenger

💗Abraçar a Maternidade descobrindo um Mundo de Aromas💗

Os Óleos Essenciais na Maternidade

Na aventura da Maternidade a aromaterapia decorrente do uso de óleos essenciais de certificado de pureza e grau terapêutico, poderá ser uma grande vantagem, uma abordagem totalmente natural, pois os elementos são extraídos de plantas, frutas e flores.

O tratamento é ideal para bebés, que possuem uma pele sensível e também para as mamãs, que se sentem sensíveis e frágeis perante tantas mudanças e alterações.

Como desfrutar dos benefícios desta terapia:

💗 NA AMAMENTAÇÃO

No momento da amamentação, a mulher precisa estar relaxada e calma, para que a subida de leite aconteça mais facilmente. Para isso, podem ser usados óleos de lavanda, laranja ou gerânio, que devem ser colocados em difusores nos ambientes. Já a lavanda, possui propriedades anti-inflamatórias, que auxiliam no tratamento da mastite. O óleo de erva-doce e funcho podem ser utilizados para estimular a produção de leite, ele deve ser aplicado através de massagens, ou através do uso interno através de uma infusão.

Maternidade

💗 CUIDADOS DIÁRIOS DO BEBÉ

Para garantir um bom cuidado da pele e evitar assadura, misture 30 ml de óleo vegetal de rosa mosqueta com 5 gotas de óleo essencial de Lavanda. Depois de misturar bem, armazene o líquido em local fresco e escuro. Pode ser aplicado todos os dias através de uma massagem suave e relaxante na rotina diária do bebé. Estes ingredientes poderão ser usados também em casos de irritação da pele e/ou picadas de insectos.

Maternidade

💗 MÃES TRANQUILAS

Após o parto, algumas mulheres sofrem algumas alterações ao nível do humor que poderão ser apoiadas também ao nível do uso de óleos essenciais, podendo mesmo ser uma ajuda complementar em casos de depressão pós-parto. Os óleos essenciais aceleram o processo de recuperação e podem ter resultados muito significativos e eficazes. A utilização tópica através das massagens com bergamota, jasmin e gerâneo são excelentes opções, assim como o uso aromático num difusor de algumas misturas que poderão ajudar equilibrar e dar suporte emocional.

Maternidade

💗 Sono Reparador

Numa atmosfera calma, tranquila e acolhedora; o ambiente do quarto do bebé deverá ser silencioso e de pouca iluminação. De forma a proporcionar um sono tranquilo e sereno, os aromas podem permitir acolhimento e aconchego, colocando 2 gotas de óleo essencial de Álfazema, 2 gotas de Lemongrass e 2 gotas de óleo essencial de Tangerina, diluídas num pouco de água, num difusor de aromas, ou optar por outras misturas, de 3 gotas de essencial bergamota e 3 gotas de óleo essencial de Lavanda, para permitir sono calmos e sonhos serenos.

Os óleos essenciais são voláteis, ou seja, evaporam à temperatura ambiente e são bastante concentrados, deverão assim, ser diluídos aquando uso tópico, noutros óleos vegetais, menos ativos, para que se possa desfutar do seu conteúdo em forma de massagens, deslizando facilmente sobre a pele sem causar alergias e garantindo a máxima absorção pelo organismo de acordo com as suas propriedades hidratantes, emolientes e reparadoras.

Maternidade

Expressões sentidas pelo bebé ao longo dos primeiros tempos:

Desconfortos intestinais: Diluir 1 gota de lavanda, camomila, manjerona em 2 colheres de sopa de óleo de coco ou outro óleo vegetal. Massajar uma pequena quantidade no abdómen do bebé, no sentido dos ponteiros do relógio. Quando ocorre dor abdominal, misturar 1 gota de Wild Orange com 2 colheres de chá de Coconut Oil. Adicionar uma colher de chá da mistura à água quente do banho, antes de dar banho ao bebé.

Dentição: – Juntar 1 gota de camomila romana ou 1 gota de lavanda em duas colheres de sopa de óleo de coco ou outro. Massajar delicadamente uma pequena quantidade na cara, exterior, ao longo do maxilar.

Aumento da Temperatura Corporal– Juntar 1 gota de lavanda em 2 c. sopa de óleo de coco – Massajar uma gota atrás do pescoço e nos pés, proteger os pés com meias.

Tosses e afecções das Vias respiratórias – Difundir 2 gotas de lavanda ou melaleuca à hora de ir para a cama e outra vez durante o dia. Misturar 1 gota de lavanda ou melaleuca em 2 c. sopa de óleo de coco e massajar uma pequena quantidade nas costas ou no peito, nas mudas das fraldas, aquecer uma borrachinha de água quente e envolver dentro da cama.Colocar uma a duas gotas de óleo de alfazema nos lençóis onde irá dormir o bebé.

Recomendo de seguida alguns óleos vegetais específicos para a diluição dos Óleos Essenciais, tais como:

🌻 ÓLEO DE GIRASSOL

Rico em ácido oleico, amacia e suaviza a pele, podendo ser usado para qualquer tipo de massagens.

🥥 ÓLEO DE COCÔ

Retarda o envelhecimento porque contém antioxidantes em sua composição, os quais ajudam a combater os radicais livres e elevar a elasticidade da pele. A combinação do ácido láurico e do ácido cáprico no óleo de coco regula o sistema imunológico e evita o aparecimento e a fixação de bactérias, vírus e fungos. O óleo de cocô fraccionado permite manter a sua textura liquida, sem alterar a sua estrutura, facilitando assim, a sua utilização para massagens e aplicação tópica usufruindo dos benefícios da aromaterapia.

🌾 ÓLEO DE GÉRMEN DE TRIGO

Indicado para peles mais sensíveis, o gérmen de trigo tem ação semelhante ao óleo de rosa mosqueta, uma vez que auxilia no rejuvenescimento da pele e fortalecimento dos vasos sanguíneos, inibindo a ocorrência das varizes.

🥑ÓLEO DE ABACATE

Com uma utilização bastante versátil, o óleo de abacate, é o mais indicado para a pele dos bebés, promovendo maciez e flexibilidade, de elevada capacidade de absorção instantânea, é utilizado em massagens musculares, sendo o óleo rico também em aminoácidos, substância antibióticas e as vitaminas A, B1, B2 e C.

🍇ÓLEO DE GRAINHA DE UVA

Excelente emoliante, muito eficaz na prevenção de estrias, extraído da semente do próprio fruto, permitindo a regeneração e manutenção do tecido cutâneo. Este óleo possui uma grande concentração de alfa-tocoferol ( Vitamina E), que promove a proteção da pele.

Para a pele delicada do bebé os óleos de calêndula e camomila são também muito aconselhados devido às suas propriedades calmantes e suavizantes que protegem e garantem a regeneração em casos de alergias, assaduras e afecções variadas.

A aromaterapia e o uso dos óleos essenciais é um dos métodos mais utilizados para tratar estados emocionais, psíquicos, respiratórios e também digestivos, para isso, os seus benefícios são obtidos através das diversas utilizações possíveis, consoante a necessidade, obtendo assim a “quinta essência” das plantas em estado puro.

Maternidade

Chegas-nos das estrelas

Totalmente desconhecido

Transcendente, puro,

Inimaginavelmente belo,

E trazes contigo

A essência do AMOR.

És o mestre alquimista.

Acendes o fogo do Amor

Na Terra e no Céu

Na alma e no Coração

De cada Ser.

O Amor por ti

Une o que existe ao que não existe.

Todos os opostos se harmonizam

Tudo o que é profano

Volta a ser Sagrado.

” Alquimia do AMOR ”
Por Jalal-al-Din Rumi

Maternidade

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

© Copyright 2020. Raizes do Sentir Todos os Direitos Reservados  Termos e Condições e a Politica de Privacidade